quarta-feira, 14 de novembro de 2007




TORRES VEDRAS, APROXIMAÇÃO LIMITADA A UMA CIDADE, PARTE 1
conferência / conference
ANDRÉ GUEDES (PT)

16 Nov/ 21h30 16th Nov/ 9:30pm
Armazém Warehouse, Pátio Alfazema, Torres Vedras


1 _ O projecto “Torres Vedras – Aproximação limitada a uma cidade, parte 1” tem como matriz espiritual a conferência proferida em 1971 pelo artista Robert Smithson (1938-1973) a uma plateia de estudantes de arquitectura da Universidade de Utah, a quem apresentou as impressões da sua visita ao Hotel Palenque no México em 1969.
A conferência que ainda hoje sobrevive sob a forma instalação, consistiu numa projecção de diapositivos a cor de várias vistas do interior e do exterior do hotel, ao longo da qual Smithson realizava a cada imagem um comentário específico, desenvolvendo assim uma caracterização sucessiva (e pessoal) daquele lugar.

2 _ “Torres Vedras – Aproximação limitada a uma cidade, parte 1” apoia-se num método de pesquisa e modo de apresentação próximo ao da obra Hotel Palenque de Smithson.
O objectivo da proposta será realizar uma leitura e análise de um território que tem a configuração morfológica e jurídica de uma cidade – Torres Vedras – e comunicar este resultado oralmente a um público num sistema que será semelhante ao de uma conferência.
A área de análise poderá circunscrever-se não necessariamente a todo o território urbano, mas apenas a uma parcela deste (um bairro, uma rua, etc.), ou mesmo centrar-se sobre um ou mais acontecimentos que poderão, ou não, ser isolados, pontuais, dispersos, com ou sem relação entre si. Por essa razão no título do projecto, “parte 1” refere que este se trata do início de um estudo sobre esse lugar, e que essa actividade poderá continuar em “partes” sucessivas e durante um período de tempo alargado (anos). Idealmente através de várias “partes” será possível construir um mapa de análise formado por diferentes temas (aspectos analisados) que se consolidariam entre si formando um retrato mais alargado, mas não forçosamente mais completo, desta cidade.
A análise não partirá de enquadramentos disciplinares precisos e definidos, mas antes numa prospecção que irá seleccionar e focar determinados aspectos daquela realidade a partir de um ponto de vista e motivação subjectivos. Pretende-se neste projecto elaborar uma visão sobre um lugar feita por alguém que é exterior, estrangeiro, a esse contexto e que os observa e analisa com os instrumentos individuais e idiossincráticos.

3 _ É um postal da Estalagem de Santa Cruz, editado em meados dos anos 1960 aquando da sua inauguração, que determina o ponto de partida desta primeira parte da investigação. Esta imagem serviu de motor e pretexto para uma pesquisa que compôs vários dados historicamente contíguos entre si: a evolução do território da pequena povoação atlântica de Santa Cruz durante o séc. XX, a construção da Estalagem de Santa Cruz e o surto de construção neste lugar durante a segunda metade do séc. XX, as vastas instalações fabris da Casa Hipólito em Torres Vedras e o seu refeitório, equipamento vanguardista construído nos terrenos de aluvião da fábrica nos anos 1970 antes do encerramento da fábrica por falência em meados dos anos 1990.

André Guedes, Março/Novembro 2007

O artista agradece a prestável colaboração das seguintes pessoas durante as fases de residência de pesquisa e apresentação do projecto: Luis Filipe Cristovão, Rui Braz e Rui Silva (Museu Municipal de Torres Vedras), Bruno Ferreira (Grupo de Amigos de Santa Cruz), Venerando Aspra de Matos, Sérgio Simões (Hotel de Santa Cruz).

Biografia

André Guedes nasceu em Lisboa em 1971. Vive e trabalha entre Lisboa e Vigo. Licenciado em Arquitectura na FA/Universidade Técnica de Lisboa, participou em diversos programas de residência de criação nomeadamente, Nosadella.due (Bolonha, 2007), Le Pavillon / Palais de Tokyo (Paris, 2004/2005), Fondazione Pistoletto/Cittadellarte (Biella, 2003), CENTA (Vila Velha do Rodão, 2003), Programa de Intercâmbio Budapeste-Lisboa (Budapeste, 2002). Recebeu em 2007 o Prémio de Artes Plásticas União Latina.
Participou em diversos eventos e exposições individuais e colectivas em Portugal e no estrangeiro. Nas exposições individuais destacam-se, “Informações/Information” (2007), Chiado 8, Lisboa; “Better Days” (2007), Museo Internazionale della Musica, Bolonha; “O jardim e o casino, a praia e a piscina” (2005), Galeria Lisboa 20, Lisboa; “Outras árvores, outro interruptor, outro fumador e uma peça preparada” (2004/2005), Museu de Serralves, Porto; “SlowMotion” (2003), ESTGAD, Caldas da Rainha; “Quartet for the last day” (2002), Praça Real, Budapeste.
Nas exposições colectivas destacam-se
“La Ciudad Interpretada” (2006), Santiago de Compostela; “The Final Cut” (2005), Palais de Tokyo, Paris; “II Bienal de Jafre” (2005), Jafre del Ter; “Otras Alternativas” (2003), MARCO, Vigo; “Michelangelo Pistoletto & Cittadellarte &” (2003), MuKHA, Antuérpia; “Partituras e Paisagens” (2002), Festival Danças na Cidade / CAM-Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa; “Lisboa Capital do Nada” (2001), Lisboa; “Festival Brrr Live Art” (2001), Porto.
Concebeu e organizou diversos projectos expositivos, como a exposição “Depósito” (Casa Fernando Pessoa, 2000), o projecto “Em Tempo” (Lugar Comum, 2001), o projecto “A Dois” (CENTA e Museu Francisco Tavares Proença Júnior, 2003/05), e “Em Torno” (Núcleo de Experimentação Coreográfica, 2005).
Realizou e colaborou na concepção do espaço cénico das coreografias “Hors Sujet ou Le Bel Ici” (2007) de Martine Pisani, “como rebolar alegremente sobre um vazio interior” (2000) de Vera Mantero, “Notas para um espectáculo invisível” (2001) de Miguel Pereira.


1 _ The project “Torres Vedras - Aproximação limitada a uma cidade, parte 1” has as spiritual matrix the conference that was given in 1971 by the artist Robert Smithson (1938-1973) to an audience of architecture students from the University of Utah, to whom he presented the impressions of his visit to the Hotel Palenque in Mexico in 1969.
The conference, which still today survives in the form of document, consisted in a projection of colour slides of several views of the interior and exterior of the hotel, during which Smithson did a specific comment about each picture, developing this way a successive (and personal) characterization of that place.

2 _ The proposal “Torres Vedras - Aproximação limitada a uma cidade, parte 1” is supported by a research method and way of presentation close to the ones made by Robert Smithson in his work Hotel Palenque.
The objective of the proposal will be to accomplish a reading and an analysis of a territory that has the morphologic and juridical configuration of a city – Torres Vedras – and to communicate orally the results to a public in a format similar to a conference.
The analysis area can be limited and not necessarily the whole urban territory, but just to a portion of it (a neighbourhood, a street, etc), or even to be centred on one or more events that will be able to be isolated or not, punctual, dispersed, with or without relationship among themselves. For that reason in the title of the project, “parte 1” refers that this is the beginning of a study about that place, and that the project can continue in successive "parts" and during an enlarged period of (years) time. Ideally through several "parts" it will be possible to build an analysis map formed by different themes (analyzed aspects) that would bind between them forming a picture more enlarged, but not necessarily more complete, of this city.
The analysis won't start from precise and defined disciplinary framings, but from a survey that will select and focus certain aspects of that reality, from a subjective motivation and point of view. It is intended in this project to create a vision of a place made by someone that is external, foreigner, to that context and which observes and analyzes it with the individual and idiosyncratic tools.

3 _ A postcard of Estalagem de Santa Cruz, edited in the mid 60’s, when it opened, determines the starting point of the first part of this research. This picture was the impulse and the pretext to do a research which arranged several historical data contiguous to each other: the evolution of Santa Cruz’, a small atlantic village, territory during the 20th century, the construction of the Estalagem de Santa Cruz and the construction boom in this village during the second half of the 20th century, the vast industrial installations of Casa Hipólito in Torres Vedras and its canteen, vanguardist equipment built during the 70’s in the factory’s alluvial terrains, before its closing due to bankruptcy in the mid 90’s.

André Guedes, March/November 2007

The artist thanks the helpful collaboration of the following persons during the research residency phases and the project’s presentation: Luis Filipe Cristovão, Rui Braz e Rui Silva (Torres Vedras Municipal Museum), Bruno Ferreira (Grupo de Amigos de Santa Cruz), Venerando Aspra de Matos, Sérgio Simões (Santa Cruz Hotel).

Biography

André Guedes was born in Lisbon, in 1971. He lives and works in Lisbon and in Vigo. He holds a degree in Architecture from FA/Universidade Técnica de Lisboa, and participated in several residency programs, such as Nosadella.due (Bologna, 2007), Le Pavillon / Palais de Tokyo (Paris, 2004/2005), Fondazione Pistoletto/Cittadellarte (Biella, 2003), CENTA (Vila Velha do Rodão, 2003), Budapest-Lisbon Interchange Program (Budapest, 2002). He was awarded the Latin Union Plastic Arts Prize.
He participated in several events and individual and collective exhibitions in Portugal and abroad. The most important Individual exhibitions were: “Informações/Information” (2007), Chiado 8, Lisbon; “Better Days” (2007), Museo Internazionale della Musica, Bologna; “O jardim e o casino, a praia e a piscina” (2005), Galeria Lisboa 20, Lisbon; “Outras árvores, outro interruptor, outro fumador e uma peça preparada” (2004/2005), Serralves Museum, Porto; “SlowMotion” (2003), ESTGAD, Caldas da Rainha; “Quartet for the last day” (2002), Praça Real, Budapest.
The most important collective exhibitions are: “La Ciudad Interpretada” (2006), Santiago de Compostela; “The Final Cut” (2005), Palais de Tokyo, Paris; “II Bienal de Jafre” (2005), Jafre del Ter; “Otras Alternativas” (2003), MARCO, Vigo; “Michelangelo Pistoletto & Cittadellarte &” (2003), MuKHA, Antwerp; “Partituras e Paisagens” (2002), Festival Danças na Cidade / CAM-Calouste Gulbenkian Foundation, Lisbon; “Lisboa Capital do Nada” (2001), Lisbon; “Festival Brrr Live Art” (2001), Porto.
He conceived and organized several exhibitional projects, such as the exhibition “Depósito” (Casa Fernando Pessoa, 2000), the project “Em Tempo” (Lugar Comum, 2001), the project “A Dois” (CENTA and Francisco Tavares Proença Júnior Museum, 2003/05), and “Em Torno” (Núcleo de Experimentação Coreográfica, 2005).
He made and contributed to the conception of the scenic space of the following choreographies: “Hors Sujet ou Le Bel Ici” (2007) by Martine Pisani, “como rebolar alegremente sobre um vazio interior” (2000) by Vera Mantero, “Notas para um espectáculo invisível” (2001) by Miguel Pereira.

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